
O Centro de Ciências Humanas e de Educação da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija), comemora 50 anos. A UENP/Fafija é uma das 13 Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) vinculadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
As comemorações começarão às 19h30, no anfiteatro da UENP/Fafija, com uma Missa de Ação de Graças e uma Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Honorário a Fernando José Penteado, reitor da UENP, e à professora Cassia Eclecy Pimentel Rocha Faleiros, diretora da instituição por duas vezes.
Na quinta-feira (18), às 19h30, será o lançamento do Selo Comemorativo aos 50 anos além de festa popular, na Praça dos Estudantes. Na sexta-feira (19), às 20 horas, acontece a inauguração da ampliação da biblioteca Professor Silvio Tavares e jantar de confraternização, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Criada em 17 de junho de 1959, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho nasceu do trabalho de Geraldo de Proença Sigaud, Benedito Moreira, o então prefeito de Jacarezinho, e o professor Rodrigo Otávio Torres Pereira. Por entenderem que a cidade possuía uma sociedade bem estrutura e um grau de cultura elevado, os três uniram-se para pleitear a criação da primeira Faculdade Estadual do Norte Pioneiro.
Segundo a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, completar 50 anos é um marco muito importante. “Orgulha-nos perceber que a instituição avançou consideravelmente. Os investimentos feitos em infraestrutura, em materiais, equipamentos laboratoriais e no corpo docente oferecem hoje aos estudantes adequadas condições para o ensino, a pesquisa e a extensão. Gostaria de parabenizar à comunidade Fafija por esta importante conquista e que os próximos anos sejam repletos de realizações”, disse.
Para diretora da UENP/Fafija, Ilca Maria Setti, é um privilégio dirigir a faculdade no momento em que ela completa 50 anos. “As vitórias foram esforços da equipe de professores e de funcionários. Também podemos contar com um governador que tem um olhar diferenciado para o Ensino Superior e uma secretária de Ensino Superior que está envolvida em todo esse processo. Posso dizer que 80% das nossas necessidades foram atendidas”, disse.
Nos últimos cinco anos, a UENP/Fafija recebeu da Seti R$ 2,5 milhões em investimentos. Com isso foram ampliadas as salas de aula, laboratórios e biblioteca. A área construída da instituição aumentou 54% nos últimos quatro anos, de 3100 m² para 4794 m².
Hoje, a UENP/Fafija tem sete cursos de graduação e quatro especializações nas áreas de Letras, Educação e História. Com cerca de 1.800 alunos, 70 professores e 15 técnicos, a UENP/Fafija é a maior e mais antiga instituição no Norte Pioneiro.
Serviço:
Comemoração aos 50 anos UENP/Fafija
Programação
17 de junho – Quarta-feira
19:30h – Missa de Ação de Graças
20:30h – Sessão Solene de Outorga dos Títulos de Cidadão Honorário: Fernando José Penteado e Cassia Eclecy Pimentel Rocha Faleiros
Local: Anfiteatro UENP/FAFIJA
18 de junho – Quinta-feira
19:30h – Lançamento do Selo comemorativo aos 50 anos
Local: Anfiteatro UENP/FAFIJA
20:00h – Festa popular
Local: Praça dos Estudantes
22:00h – Queima de fogos
Local: Praça dos Estudantes
19 de junho – Sexta-feira
20:00h – Inauguração da ampliação da biblioteca Professor Silvio Tavares
21:30h – Jantar de confraternização (por adesão)
Local: AABB
0 Comentários