Lula faz primeira visita de um presidente brasileiro ao Cazaquistão


O presidente Luiz Inácio da Silva chegou ao Cazaquistão nesta terça-feira (16), onde faz a primeira visita de um presidente brasileiro ao país da Ásia central, segundo o Ministério das Relações Exteriores.
Lula chegou à cidade de Astana, de acordo com a Presidência da República, às 15h10 (horário de Brasília), noite no Cazaquistão. O presidente está "recolhido" e dá início à agenda na madrugada de quarta (17), considerando o fuso horário brasileiro.

O governo brasileiro informou que a ida de Lula ao Cazaquistão é uma retribuição da
visita do presidente Nursultan Nazarbayev ao Brasil em 2007.
Na ocasião, Nazarbayev citou as diversas viagens internacionais de Lula e pediu para que seu país fizesse parte do roteiro do brasileiro. "O senhor, presidente, conhecido por grandes viagens, já visitou mais de 100 países, espero acrescente nessa lista uma visita ao Cazaquistão", disse em setembro de 2007.

Em entrevista à imprensa na semana passada, Marcelo Baumbach, porta-voz da Presidência, disse que Lula deseja que a visita seja "elemento adicional na consolidação de um diálogo" entre os dois países.
"O presidente Lula considera importante aproveitar o potencial de uma relação que data de 1991, quando o Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência cazaque, e que tem tido impulso concreto com atos como a abertura da embaixada residente em Astana, em 2006", afirmou.

A agenda presidencial em Astana começa com encontro com Nazarbayev, seguida por conferência de imprensa. Depois, Lula participa de almoço e, mais tarde, se reúne com o primeiro-ministro Karim Masimov.

Postar um comentário

0 Comentários