Seminário quer unir secretários municipais para agricultura orgânica

















O objetivo é repassar iniciativas do Governo do Paraná para os gestores municipais, aliando conceitos e práticas de cultivo e industrialização dos produtos orgânicos produzidos no Paraná.
Políticas públicas para a produção de alimentos sem agrotóxicos no Paraná serão pauta do primeiro encontro de secretários municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Indústria, marcado para 6 de julho, no Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), em Pinhais (Grande Curitiba). O objetivo é repassar iniciativas do Governo do Paraná para os gestores municipais, aliando conceitos e práticas de cultivo e industrialização dos produtos orgânicos produzidos no Paraná.
O setor apresenta taxas de crescimento expressivas, de até 20% ao ano. A alta se deve à preocupação crescente da população com saúde e qualidade de vida. O Paraná é o segundo produtor nacional de orgânicos, com 5,3 mil agricultores produzindo 107 mil toneladas na última safra. O Estado se destaca na produção de soja orgânica, cana-de-açúcar para fabricação de açúcar mascavo e cachaça, mandioca, frutas e hortaliças.
Organizado pelas secretarias estaduais da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Agricultura e Abastecimento e entidades como o Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), o seminário quer estimular a produção e comercialização de produtos orgânicos. Para isso, vai apresentar incentivos fiscais e linhas de crédito.
"Políticas públicas que geram novos empregos, renda e atração de investimentos industriais ou do agronegócio precisam ser difundidas entre as prefeituras", explica o secretário Virgílio Moreira Filho. "Barracões Industriais e os Arranjos Produtivos Locais também estarão à disposição dos municípios", diz.
Para o diretor-adjunto do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia, Filipe Braga Farhat, os orgânicos já são produtos com alto valor agregado, mas os produtores podem ganhar ainda mais com a industrialização. "Este encontro irá capacitar as administrações municipais, levando informação aos produtores e empresários de todo o Paraná", afirma.
Exemplo de inciativa de sucesso em gestão ambiental, o prefeito de Tibagi, Sinval Silva, fará uma palestra sobre o programa "Recicla, Tibagi" que rendeu ao município o selo Cidade Limpa, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Dados da prefeitura indicam que cerca de 54% de todo lixo produzido em Tibagi são materiais orgânicos, que podem ser transformados em composto orgânico e usados como adubo.
"Os catadores de lixo foram organizados em uma associação e receberam treinamento para operar o centro de triagem e compostagem de material orgânico, além de aprender como comercializar os produtos recicláveis. Todo o lucro decorrente das atividades é dividido entre eles", conta Silva.

Serviço:

Encontro de Secretários Municipais

Data: 06 de julho

Horário: 09 às 16 horas

Local: Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA). Estrada da Graciosa, 6960 - Parque das Nascentes - Pinhais.

Informações: Paulo Ferrari (41) 3544-8101

Postar um comentário

0 Comentários