Projeto da Prefeitura traz bondes históricos de volta para as ruas do Centro da cidade

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Prefeitura Municipal de Curitiba

Secretaria Municipal da Comunicação Social



Projeto da Prefeitura traz bondes históricos
de volta para as ruas do Centro da cidade

Bondes elétricos que circularam em Curitiba na primeira metade do século 20 podem voltar a transportar passageiros no centro da cidade. Projeto da Prefeitura prevê a instalação de uma nova linha de bondes entre o Passeio Público e a Praça Eufrásio Correia, passando pelas ruas Riachuelo, Barão do Rio Branco, Conselheiro Laurindo e XV de Novembro. O projeto de atrativo turístico, cultural e de resgate da memória da cidade foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e faz parte das ações de revitalização da área central da cidade, iniciadas em 2005.
A volta dos ônibus às ruas do Centro será feita em parceria com a iniciativa privada. "A exemplo do que ocorreu na revitalização do Paço Municipal, a Prefeitura não vai aplicar recursos do tesouro municipal, que têm prioridade de investimento na área social", informa o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura, Maurício Sá de Ferrante. "A proposta tem grande apelo turístico e é ambientalmente correta, já que o bonde é elétrico. Neste momento, estamos em contato com potenciais patrocinadores do projeto." O serviço a ser oferecido pelo Bonde Turístico não concorrerá com o sistema regular de transporte coletivo. permitirá o embarque e desembarque ao longo do caminho e terá uma tarifa diferenciada. A expectativa do Ippuc é de que o bonde seja mais um indutor do crescimento econômico na região, a partir do eixo formado pelas ruas Barão do Rio Branco e Riachuelo.

Novo Centro

Desde 2005, a Prefeitura trabalha na revitalização do Centro. A Praça Tiradentes, Marco Zero da cidade, foi totalmente reformada. Com ruínas históricas preservadas e expostas sob vidro, a praça virou atração turística, assim como o prédio do Paço Municipal, na Praça Generoso Marques, que foi restaurado pela Fecomércio para ser um centro cultural. A região também ganhou câmeras de vigilância, novas calçadas, nova iluminação cênica e Posto da Guarda Municipal. A rua Riachuelo, um dos mais tradicionais pontos de comércio do Centro, também será revitalizada.

O Birney volta às ruas

Um dos bondes que será revitalizado para voltar a circular no Centro é um Birney. Fabricado nos Estados Unidos no início da década de 20, ele transportou passageiros em Curitiba até 1952, quando foram desativadas as linhas de bonde na cidade. O Birney chegou a ficar exposto na Praça Tiradentes, como Posto de Informações Turísticas, mas foi recolhido de diversos ataques de vândalos.O projeto da Prefeitura prevê a é iniciar o novo serviço turístico com dois bondes, que terão frequência de 60 em 60 minutos, percorrerão os 3,4 km da viagem a uma velocidade entre 8 km/h e 10 km/h. Serão implantados trilhos no trajeto.

Turistas aprovam idéia

Em 2007, o Ippuc fez uma pesquisa com turistas que visitavam a cidade. Foram entrevistadas 1.785 pessoas, das quais 95,6% disseram que usariam o bonde turístico. Perguntados quanto às razões pelas quais fariam o passeio, 52,7% dos entrevistados usariam o bonde para conhecer a cidade e por curiosidade. Outros 24,7% disseram que fariam o passeio para conhecer o Centro, conhecer a cidade e para ver os pontos turísticos, e 14,1% escolheriam o Bonde Turístico pela oportunidade de relembrar o passado e por nostalgia. As entrevistas foram feitas em nove locais, como aeroporto, rodoviária, parques da cidade e com passageiros da Linha Turismo.

Primeiros bondes eram puxados por mulas

Ícone da mobilidade nos séculos 19 e 20, o bonde foi o primeiro transporte coletivo de Curitiba. Os primeiros veículos, que começaram a funcionar em dezembro de 1887, partindo da antiga rua da Liberdade (atual Barão do Rio Branco), tinha estrutura de madeira e eram puxados por mulas. A estação central ficava no atual cruzamento da avenida Visconde de Guarapuava com a rua Barão do Rio Branco, perto da Praça Eufrásio Correia. A primeira linha de bondes elétricos foi implantada em 1912, do Centro ao Portão, à época um bairro essencialmente operário. Com o tempo, a estrutura de madeira foi substituída por carroceria metálica.

Viagem histórica e cultural

O itinerário do bonde será uma viagem pela história de Curitiba. Serão sete pontos de parada, da Praça Eufrásio Correia ao Passeio Público. A garagem e oficina do bonde será no cruzamento da Visconde de Guarapuava com a Barão do Rio Branco, em um prédio do município em frente à Câmara Municipal. Conhecida como Praça do Semeador por causa da escultura O Semeador, de Zaco Paraná, a Praça Eufrásio Correia foi inaugurada em 1912. A área foi ponto de encontro para a comunidade curitibana, trabalhadores da ferrovia, imigrantes e turistas. Onde hoje está o Shopping Estação funcionava a antiga estação ferroviária da cidade. A primeira locomotiva chegou à estação em 1884, em clima de festa, com direito a apresentação da banda de Paranaguá e fogos. No ano seguinte a ferrovia foi inaugurada. Além do comércio que se desenvolveu na região e das indústrias — cervejarias, moinhos, fábricas de fósforo, erva-mate, sabão — que cresceram atrás da estação, a região ficou conhecida pelos hotéis, nde eram organizadas festas para os curitibanos, roteiros de viagens para os turistas e foram os primeiros locais a acomodar os imigrantes europeus que chegaram na cidade. Tombada pelo Patrimônio do Estado, a praça Eufrásio Correia é uma das mais antigas da cidade e em seu entorno estão prédios históricos, entre eles a Câmara Municipal de Curitiba, que foi sede da Assembléia Legislativa do Paraná. Ao longo da rua Barão do Rio Branco, entre as edificações antigas, está o Museu da Imagem e do Som (MIS), em frente ao Centro de Convenções. O prédio foi sede do Governo do Estado. Na Praça Generoso Marques, está o Paço Municipal, recentemente revitalizado pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e transformado em espaço cultural. A edificação de arquitetura neoclássica é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ao desembarcar na Praça Generoso Marques, é possível seguir até a Catedral e o Setor Histórico da cidade. Depois de passar pela Riachuelo, o visitante chegará à Praça 19 de Dezembro onde está a escultura Homem Nu, do escultor de Erbo Stenzel, marco do centenário da emancipação política do Paraná, comemorado em 1953. Na praça estão ainda a Mulher Nua, obra de Humberto Cozzo, e painéis de Poty Lazzarotto, que representa a evolução política do estado, e Erbo Stenzel, sobre os ciclos econômicos do Paraná.

Da praça, o Bonde Turístico chegará ao Passeio Público, primeiro parque da cidade e zoológico, construído em 1886.

Em Santos, bonde é atração turística

No desenvolvimento do projeto de implantação do Bonde Turístico de Curitiba, técnicos do Ippuc foram a Santos, no litoral paulista, para conhecer a experiência da cidade que, desde 2000, tem quatro bondes em circulação. São dois portugueses e dois escoceses, relíquias dos anos 1909 e 1911. Ex-motorneiros ou condutores de bonde organizam o embarque dos passageiros na Estação Buck Jones, na Praça Mauá — a principal do Centro Histórico, onde se encontra a Prefeitura — e contam histórias e curiosidades da época em que o veículo era o principal meio de transporte santista. Guias de turismo acompanham o passeio e descrevem as atrações. O trajeto original, de 1,7km, foi ampliado em 1,2 km recentemente, nas comemorações do centenário do bonde elétrico de Santos. O circuito completo, a ser concluído no início do segundo semestre deste ano, terá 5 km, percorrendo 40 pontos de interesse turístico e histórico.

Beth Klein

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