POR UMA NOVA POLÍTICA *Gleisi Hoffmann

"Esses homens estão silenciosos, mas sorriem de tanto sofrimento dominado"  (Carlos Drummond de Andrade)

Aumento salarial para 80% das categorias
Oito em cada dez categorias de trabalhadores no Brasil tiveram aumento real de salário, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Este resultado foi o terceiro melhor para os trabalhadores desde o início da série histórica, registrada desde 1996. Para os especialistas, 2010 deve ser o melhor ano para o mercado de trabalho brasileiro dentre três décadas. Deve haver geração de empregos recorde e aumentos salariais ainda maiores. Se estes dados já são positivos, no Sul, o aumento foi ainda maior, registrando 85% das categorias profissionais com aumento real de salários.

Fevereiro recorde
“Este ano de 2010 tende a ser o melhor ano na geração de empregos na história do Brasil”. Essa afirmação foi do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ao se referir às expectativas de trabalho para 2010. A expectativa, aliás, foi gerada pelo bom resultado do Caged de fevereiro. Em dados preliminares, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês passado será recorde em geração de empregos, registrando a criação de cerca de 205 mil empregos formais. O relatório completo deve ser divulgado em breve, mas este número já demonstra que fevereiro deve ser considerado o melhor da história de 22 anos do Caged, de acordo com Lupi.
 
Menos favelas
Diminuiu o número de brasileiros morando em favelas. Nos últimos dez anos o País reduziu em 16% a população nestas regiões de risco, o que representa 10,4 milhões de pessoas. Os dados foram apresentados no relatório “'Estado das Cidades do Mundo 2010-2011”, da Organização das Nações Unidas (ONU).  A adoção de novas políticas econômicas e sociais, a criação de emenda constitucional com os direitos do cidadão e a diminuição da taxa de natalidade contribuíram para este resultado.  Outro fator que também deve ser lembrado é a criação do Ministério das Cidades e uma política ousada de moradia popular implantada pelo governo do presidente Lula.
Gleisi Hoffmann é advogada e integra o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Contatos: gleisi@gleisi.com.br

Postar um comentário

0 Comentários