
TRANSPORTE COLETIVO
A marca do Metrô Curitibano já está nas ruas da capital, nos uniformes e no equipamento de segurança de técnicos da Prefeitura e do consórcio vencedor da licitação para execução do projeto básico da obra. Cinco equipes técnicas estão trabalhando no trecho onde funcionará a primeira linha do Metrô, a Linha Azul. Também há equipes fazendo os estudos de interferência, que identificam as redes elétricas, de água e telefonia existentes no terreno “É o primeiro passo para uma obra de grande relevância para o presente e o futuro da cidade, atraindo mais pessoas para o transporte coletivo”, afirma o prefeito Beto Richa. Nas cores do brasão da cidade — verde e vermelho —, a marca do Metrô Curitibano tem um “M” central cercado por um “C” e um cilindro verde (que representa o túnel por onde passará o novo meio de transporte). O trabalho é do designer Marcos Minini. Para criar a identidade do Metrô Curitibano, Minini analisou 169 marcas de metrô no Brasil e em outros países. Destas, 83 usa a letra M, quase um padrão para identificar metrôs pelo mundo. O objetivo foi definir uma marca de fácil leitura, para ser aplicada em diferentes superfícies. “Quando nasce a marca do metrô, nasce o metrô”, afirma Minini. “Com ela, o cidadão já começa a se acostumar com o novo transporte da cidade.” A Prefeitura de Curitiba prevê a construção da Linha Azul do metrô com 22 km de extensão entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. O sistema será subterrâneo em 19 km. O veículo a ser usado terá características leves e transportará 1.150 passageiros em cada composição, formada por quatro carros motorizados. O sistema transportará 500 mil passageiros por dia.
Beth Klein - Secretaria Municipal da Comunicação Social
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