A X Conferência Anpei deve reunir cerca de 700 participantes em abril
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) promove entre 26 e 28 de abril, em Curitiba, a X Conferência Anpei. Com realização do Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep, a conferência terá como tema central “Cooperação para Inovação Sustentável” e deve reunir 700 pessoas, entre representantes de empresas, universidades e poder público.
Nos último anos, a Fiep tem se destacado por realizar ou apoiar iniciativas ligadas à inovação e sustentabilidade. Alguns exemplos são o Global Forum América Latina (GFAL), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) e o programa Cidades Inovadoras que engloba ações de curto, médio e longo prazo voltadas ao bem-estar social e ao desenvolvimento em Curitiba, região metropolitana e interior do Paraná.
De acordo com o diretor do Centro Internacional de Inovação, Ronald Dauscha, o Centro age como o principal facilitador do Sistema Fiep na articulação entre os executivos da inovação nas indústrias. “Realizar um evento como esse auxilia na construção de uma sociedade mais sensibilizada para adotar medidas de inovação como forma de modernização e fortalecimento da indústria no Brasil e, sobretudo no Paraná”.
Segundo Dauscha, esta edição da Conferência registrou recorde de recebimento de artigos. Foram 105, dos quais 25 são de empresas paranaenses. “Isso corresponde a 24% do total, o que mostra que as indústrias do estado já estão no caminho da inovação”, afirma.
O evento - Uma das maiores autoridades mundiais no efeito das estratégias empresariais sobre o meio ambiente e pobreza, o professor de administração da Universidade de Cornell (EUA), Stuart Hart vai proferir palestra de destaque na conferência. O palestrante vai discorrer sobre como os investimentos realizados nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação com a utilização de tecnologias limpas representam uma vantagem competitiva para as companhias e resultam em oportunidades de negócios e abertura de novos mercados.
Participam da Conferência também as autoras do livro “The Future of Innovation”, a alemã Bettina Von Stamm, fundadora do Innovation Leadership Forum, no Reino Unido e a russa Anna Trifilova, chefe do departamento de Marketing da Nizhny Novgorod Architeture and Civil Engineering State University, na Rússia.
Além das palestras de destaque, a programação inclui a apresentação de 55 cases de sucesso de empresas inovadoras. O diretor da Anpei e coordenador da conferência, Mario Barra, confirma que serão apresentados diversos exemplos de como inovar pensando na sustentabilidade do planeta. A Madeplast de Curitiba vai mostrar como conseguiu colocar no mercado a madeira plástica, um produto idêntico à madeira, com a vantagem de não devastar as florestas. Já a multinacional Mahle Metal Leve falará do desenvolvimento de óleo para caminhões que dura o dobro do tempo dos existentes no mercado e pode ser descartado sem prejuízo para o ambiente.
Financiamento à inovação - A conferência também tem como proposta despertar a atenção para as linhas de financiamento à inovação. Segundo Dauscha, o Brasil investe 1% do seu PIB em inovação enquanto nos países desenvolvidos este percentual é 2 a 3% do PIB. “Existem linhas de financiamento para o desenvolvimento de pesquisas. Por isso, as empresas devem procurar as instituições de fomento tanto no governo federal como nos estaduais. São verbas que as empresas desconhecem”, ressalta Dauscha.
O diretor afirma que há diversas linhas de financiamento como FINEP, BNDES e CNPQ para os empresários interessados em investir em projetos de inovação, tendo linhas com juros baixos ou fomentos não reembolsáveis. Para Dauscha, é preciso a cooperação de organismos como a Anpei e o próprio Centro Internacional de Inovação para que haja desenvolvimento nesse sentido. “Inovação não se faz sozinho, é preciso a articulação entre esses órgãos para auxiliar as empresas no caminho desse processo inovativo. Daí a importância de um evento como essa conferência”, destaca.
Serviço
As inscrições para a X Conferência Anpei podem ser feitas por meio do site www.anpei.org.br/xconferencia.
0 Comentários