Por uma Nova Política
*Gleisi Hoffmann
PAC 2 é anunciado por Lula
O governo Lula retomou as funções de planejamento que estavam relegadas no governo federal. Com o PAC, tivemos um grande aumento dos investimentos, tanto públicos como privados. Com o PAC2, o novo governo, independente de quem ganhar as eleições presidenciais terá um planejamento de investimentos já organizado e com etapas preparatórias já realizadas, se quiser investir. Quando foi lançado o PAC, perdeu-se mais de um ano e meio na preparação de projetos, obtenção de licenças ambientais e licitações. Agora, essas etapas já estarão desenvolvidas, facilitando a vida de quem assumir em 2011.
Investimentos regionais e no social marcam PAC 2
O PAC 2 prevê a construção de 6 mil Centros de Educação Infantil (creches), 2 milhões de unidades habitacionais para o "Minha Casa Minha Vida", 500 Unidades de Pronto Atendimento para Saúde, 2.652 postos comunitários de policiamento e 800 centros urbanos de Cultura, Esporte, Lazer, Assistência e Trabalho. O total de investimentos nessas áreas chegará a R$ 22 bilhões. Além disso, serão fortes os investimentos em infraestrutura. No Paraná as principais obras serão: 3ª pista do aeroporto Afonso Pena; ampliação do aeroporto de Foz do Iguaçu; estudos e projeto para o trem bala Curitiba-São Paulo; Ferrovia Norte Sul cruzando o Paraná; Estrada da Boiadeira; BR 158 (Campo Mourão - Palmital); BR 163 - trecho Cascavel-Guaíra e BR 153, além dos investimentos em energia.
Reformulando a Educação Nacional
Essa semana, em Brasília (DF), está sendo realizada a Conferência Nacional de Educação (Conae), que vai até o dia 1º de abril. Cerca de três mil pessoas sobre debatem os rumos da nossa Educação para os próximos anos, sob o tema: "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação". Trata-se de uma grande reformulação do sistema nacional de educação no País. Muito já foi feito nestes últimos anos pelo Governo Lula. Porém, a Conae será um importante acontecimento na vida do país. No Paraná foram 273 conferências municipais, duas conferências regionais, 156 conferências intermunicipais e uma conferência estadual. Foram 26.162 participantes. Pela primeira vez há esse processo de colaboração entre gestores, educadores e sociedade civil.
Gleisi Hoffmann é advogada e integra o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores. Contatos: gleisi@gleisi.com.br

0 Comentários